terça-feira, 27 de setembro de 2022

Sobre o Conceito do Estado, Primo de Rivera, 1933

 

O sr. Gil Robles: 

Com esta Constituição não é possível governar, pois os Tribunais Constituintes, impulsionados por uma ânsia ultraparlamentar e ultrademocrática, fizeram um instrumento de Governo repleto de dificuldades, e nestes momentos em que a corrente antidemocrática e antiparlamentar está conquistando seguidores em todo o mundo, esforçando-se para manter uma Constituição desse tipo só levará a uma solução: uma ditadura de esquerda ou uma ditadura da direita, que eu não quero para a minha Pátria, porque é a pior das soluções que poderíamos pensar. (O sr. Primo de Rivera: "Esquerda ou direita é uma solução ruim. Uma integral, autoritária é uma boa solução.") Não acho necessário discutir com ninguém no momento, muito menos com pessoas que eu estimo tanto quanto o senhor deputado Primo de Rivera, a conveniência de uma ditadura de esquerda ou de direita, nem as soluções venturosas de uma ditadura de um tipo nacional. Eu sei onde senhores vão e estão indo, e eu tenho que dizer para que possa servir como um aviso para todos nós, que muitos espanhóis estão marchando ao longo deste caminho, e que a ideia está conquistando as gerações jovens; mas eu, com todo o respeito à ideia e àqueles que a apoiam, tenho a dizer com toda sinceridade que não posso compartilhar essa ideologia, porque para mim um regime que se baseia em um conceito panteísta da divinização do Estado e na anulação da personalidade individual, que é contrária até mesmo aos princípios religiosos em que se baseia minha política, ela nunca poderá estar no meu programa, e contra ela eu levantarei minha voz, mesmo que seja de mente semelhante e amigos meus que carregam no alto essa bandeira. 

(Aplausos altos no centro)

O sr. Primo de Rivera:

Permita-me, senhoras e senhores – e estas primeiras palavras servem como desculpa e saudação – para participar de uma discussão na qual eu não esperava fazer-me ouvir hoje, para deixar claro, com a mesma publicidade que cercou as palavras, sempre tão precisa e tão hábil, do senhor deputado Gil Robles, algo que poderia parecer uma imputação ideológica para um jovem ao qual ele aludiu e do qual talvez eu tenha algum título para me considerar parte.

O senhor deputado Gil Robles disse que uma ditadura de direita é uma má solução e que uma ditadura de esquerda é uma má solução. Bem, os membros dessa juventude da qual eu faço parte consideram que não é apenas uma ditadura ruim da direita e uma ditadura de esquerda, mas que já é ruim que haja uma posição política da direita e uma posição política de esquerda. Gil Robles entende que aspirar a um Estado integral, totalitário e autoritário é desmentir o Estado, e direi ao Sr. Gil Robles que a divinização do Estado é o oposto do que queremos.

Consideramos que o Estado não justifica sua conduta em todos os momentos, pois não se justifica por um indivíduo, nem se justifica por uma classe, mas desde que esteja em conformidade a cada momento a uma norma permanente. Enquanto a ideia rousseauiana diviniza o Estado de que o Estado, ou os portadores da vontade que é obrigatória para o Estado, está sempre certo; o que degrada o Estado é a crença de que a vontade do Estado, outrora manifestada por reis absolutos, e agora manifestada pelo sufrágio popular, está sempre certa. Reis absolutos podem estar errados; sufrágio popular pode estar errado; pois a verdade nunca é a verdade nem é boa uma coisa que se manifesta ou professada pela vontade. O bem e a verdade são categorias permanentes de razão, e para saber se alguém está certo não basta perguntar ao rei – cuja vontade para os defensores da soberania absoluta sempre foi justa – nem é suficiente para perguntar ao povo – cuja vontade, para os rousseauianos está sempre correta – mas devemos ver a cada momento se nossas ações e nossos pensamentos estão de acordo com uma aspiração permanente. (Muito bom.)

É por isso que é para deificar o Estado o oposto do que queremos. Queremos que o Estado seja sempre um instrumento a serviço de um destino histórico, a serviço de uma missão histórica de unidade: descobrimos que o Estado se comporta bem se acredita nesse destino histórico total, se considera o povo como uma integridade de aspirações, e é por isso que não somos apoiadores nem da ditadura da esquerda nem da direita, nem mesmo da direita e da esquerda, porque entendemos que um povo é esse: uma integridade do destino, do esforço, do sacrifício e da luta, que deve ser encarada inteiramente e que todos os avanços da História e de todo devem ser servidos. 

(Muito bom)

(Discurso entregue ao Parlamento em 19 de Dezembro de 1933.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Guarda de Ferro Romena, A Doutrina da Legião - Lucian Tudor

Antes de abordar a história do Movimento Legionário, é importante esclarecer o que ele ensinou a seus membros e quais eram seus objetivos ...